29 março 2005

UNIFESP - Sta. Ifigêna

Enviada por Carlos Massayuki Kikuti

Uso esta rota qdo preciso comprar suprimentos de informática e outros componentes bizarros de eletrônica. O caminho é tranqüilo e quase não tem subidas, nem mesmo no retorno. Tem um trecho em que é possível determinar a velocidade máxima da bike... se vc der sorte com os semáforos.


SAÍDA: UNIFESP (R. Pedro de Toledo - MetrÔ Sta Cruz)

1. Suba a R. Pedro de Toledo até a Av. Domingos de Moraes
2. Vire à esq na Domingos e siga em frente, passando pelos Metrôs Vila Mariana e Ana Rosa. Ao chegar no metrô Paraíso, vire à direita na R. Vergueiro.
3. Deste trecho, se os semáforos ajudarem, a descida até o metrô Liberdade pode ser feita em menos de 3 min. O ciclista vai avistar a 23 de maio à esquerda, passará pelo CO do Metrô SP, pelo Centro Cultural Vergueiro, e avistará o Hosp. Beneficiência Portuguesa ao longe, à esquerda.
4. A Liberdade tbém tem seus encantos, mas poucos deles são visíveis da Av. Liberdade. O certo é descer a Galvão Bueno devagar, entrar nas ruas mais bizarras q vc encontrar e procurar nos recônditos mais fedidos do bairro. Garanto que tem muita coisa interessante lá, fora as indicações que só quem entende Kanji vai descobrir... Mas voltemos ao trajeto.
5. Chegando à Liberdade, siga em frente até a Sé.
6. Chegando à Sé, vire à esquerda pela R. Direita ou faça outro caminho que quiser até o Viaduto do Chá. Atravesse o Viaduto e siga até a loja de sua preferência...

CHEGADA: R. Sta. Ifigênia.

Retorno:

7. Acho q o melhor retorno é pela R. Augusta, e é o q costumo fazer:
8. Volte até a Sé e siga as placas indicando a R. Augusta/Av. Paulista
9. Suba a Augusta até a Av. Paulista (é mais fácil do que parece, e é muito mais rápido de bike do que de carro).
10. Chegando à Paulista, vire à esq. e siga até chegar na R. Vergueiro/Domingos de Moraes. Na Paulista o perigo são os taxistas. eles usam aqueles recuos à direita na calçada, por isso cuidado com carros entrando e saindo deles. Os ônibus tbém merecem atenção. Vc vai passar pelo Pq Trianon, o prédio do SESI, do Gazeta, e várias construções antigas da mais famosa avenida do Brasil.
11. Chegando ao metrô Paraíso, atravesse o viaduto que passa por cima da 23 de maio, olhe para baixo e para os lados, lance um olhar arrogante para os carros parados lá em baixo e siga em frente até o metrô Sta Cruz.
12. Passando o Shopping Sta Cruz (que não permite bicicletas nem em suas calçadas), vire à direita na R. Loefgreen e desça até a R. Botucatu. Vc está de volta à UNIFESP.

A maior subida neste trajeto é a da R. Augusta. E é tranqüilíssima.


Um comentário:

luddista disse...

Acho esse trecho pela Domingos meio embaçado, principalmente na altura do cursinho Etapa. É avenida braba, com ônibus, poluição, etc. Se o trânsito tá parado, maravilha que a gente vai passando na boa. Se não tá, complica um pouco pro nosso lado.

Geralmente faço um caminho mais comprido, mas muito mais tranquilo:
1) descer a Pedro de Toledo até a r. dos Otonis. Virar à direita.
2) siga pela Otonis até o fim, cruzando a Sena Madureira
3) quando a rua acabar, vire à esquerda e logo depois à direita (antes de uma pracinha chamada Riolândia)
4) quando a rua acabar (dois pequenos quarteirões), vire à esquerda na r. Prof. Murtinho e logo depois à direita na r. Itapina
5) Vire à direita na R. França Pinto e suba até a rua Áurea. Vire à direita.
6) Vá pela Áurea até a Conselheiro Rodrigues Alves. Até aqui, todas as ruas são super-tranquilas e arborizadas. A Rodrigues Alvez é uma subida bem leve, mas é de mão dupla.
7) vire à esquerda na rua Cubatão
8)Vá até a rua Estela e vire à direita.
9)Suba a Estela e cruze a av. Vergueiro, mantendo-se à direita.
10) a partir daí, desça a Vergueiro e siga o caminho do Carlos.